Meu Saber

Meu Saber

terça-feira, 17 de maio de 2011

O PATINHO FEIO











Te desejo nesta semana...




Paciência para as dificuldades
Tolerância para as diferencias
Benevolência para os equívocos
Misericórdias para os erros
Perdão para as ofensas
Equilibrios para os desejos
Sensatez para as escolhas
Sensibilidades para os olhos
Delicadezas para as palavras
Coragem para as provas
Fé para as conquistas
E amor para todas as ocasiões...

Que Você tenha uma Semana Maravilhosa!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Formação do Projeto UCA Bahia-Gandu

A nossa segunda formação na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2011, das 08:00 às 16:00 horas. Contou com a participação dos professores e com um técnico em informática da Secretaria Municipal de Educação( SME). A secretária municipal de educação, Lelian deu uma passadinha na escola e nos informou que carteiras adequadas para o uso dos laptops já tinham sido encomendadas e que logo, logo chegariam.
A nossa formação foi iniciada com a apresentação de um vídeo sobre tecnologia, onde realizamos uma atividade utilizando alguns recursos dos laptops. Após os educadores assistirem ao vídeo, eles teriam de criar uma tabela e escrever utilizando o aplicativo kword, dizendo o que “sentiram, viram e ouviram”. A atividade foi bastante produtiva, pois todos os professores realizaram a atividade. Alguns sentiram um pouco de dificuldade, mas logo pediam ajuda ao colega do lado ou a uma das formadoras. Depois dessa atividade os professores receberam os módulos I e II da Formação Brasil de Apropriação Tecnológica – Conhecendo o classmate, e foram orientados a mexerem nos laptops seguindo as instruções dos módulos.
Recomeçamos as nossas atividades pela tarde, no laboratório de informática de outra escola municipal, pois na Argentina não há laboratórios e precisaríamos utilizar a rede para o cadastramento dos professores no E-proinfo. Todos os professores se cadastraram e realizamos a alocação deles em suas respectivas turmas.
O terceiro encontro de formação dos gestores e professores da Escola Argentina Castelo Branco, no município de Gandú, aconteceu no dia 26/02/2011 (sábado) das 8:00 às 12:00 horas. Contamos com a presença dos gestores e dos professores da escola.
No primeiro momento, utilizamos o laboratório de informática de outra escola municipal (CERES Libâneo) para regularizar cadastramentos e alocações de alguns professores no E-proinfo. Em seguida os professores entraram no ambiente, visualizaram o módulo 1 e realizaram algumas atividades. Eles acessaram o fórum de Apresentação- iniciando a rede, se apresentaram e falaram um pouco sobre o projeto. Os docentes também “passearam” pelo E-proinfo para conhecer o espaço. Alguns professores até adicionaram colegas no perfil.
A quarta formação dos professores na Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, aconteceu no dia 18 de março de 2011, (manhã)  das 07:30 às 12:30 e (tarde) das 13:30 às 16:30 hs. Contou com a participação dos gestores e professores da escola.
A formação foi iniciada com os professores realizando atividades  com os aplicativos  do laptop. Eles  utilizaram  o editor de texto Kword para produzirem um texto falando sobre as expectativas, problemas e dificuldades encontrados em relação ao UCA e as impressões a respeito das formações e dos formadores.
Esse foi um momento muito proveitoso, porque ao mesmo tempo em que os professores relataram o que não conseguiam dizer oralmente, trabalharam com o editor de texto Kword. Muitos professores tiraram dúvidas a respeito do aplicativo e percebemos que eles tiveram bastante interesse em mexer com os recursos do mesmo. Após a realização da atividade os docentes socializaram os textos. Salvamos alguns textos produzidos pelos professores para material de pesquisa.
No segundo momento da formação, os docentes assistiram um vídeo produzido por alguns formadores (UFBA) para terem uma ideia de produção de vídeo. Após a exibição, dividimos os professores em três grupos e pedimos para eles realizarem algumas produções.
5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO NA ESCOLA PRÉDIO ESCOLAR ARGENTINA CASTELO BRANCO, EM GANDÚ
O quinto encontro de formação dos professores da Escola Prédio Escolar Argentina Castelo Branco, em Gandú, aconteceu no dia 20 de abril de 2011, das 08:00 às 12:00 horas e contou com a  participação especial do professor e técnico de informática da Secretaria de Educação, Leonardo.
Iniciamos as atividades esclarecendo alguns pontos sobre o Projeto UCA. Falamos da importância de os alunos conhecerem os aplicativos dos laptops e da falta de interação dos professores no E-proinfo.
Iniciamos o Módulo II: Web 2.0 Conversamos um pouco sobre o Jornal de Pesquisa da escola e alertamos que ele deve ser alimentado por todos os docentes. 

Formação UCA Bahia




Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de 1ª a 4ª serie,na Escola Argentina Castelo Branco no município de Gandu-Ba .Tenho formação pedagoga e Gestão Educacional e graduando em Psicopedagòga Institucional e a Clinica.Sou muito feliz, estou muito satisfeita com o que faço, sou alegre, amiga, não desisto dos meus ideais.Procuro fazer as coisas certas para fazer-las sempre.